Atendimento Médico (11) 4111-4068
  1. Home
  2. 6 inovações da Future Healthcare 2019
Descrição da imagem
Radiologia diagnóstica

6 inovações da Future Healthcare 2019

COMPARTILHE
 

Você consegue imaginar o mundo sem a eletricidade e a lâmpada? Antes dessas invenções as pessoas não tinham muita opção. O dia acabava assim que o sol ia embora, pois dependiam da luz natural. As inovações tecnológicas têm mudado a nossa vida nos últimos anos – para melhor.

Outro grande exemplo que revolucionou o mundo é a roda, em 3.500 A.C. Antes dela, imagine que o transporte era limitado ao que cada pessoa era capaz de carregar. Depois, vieram os carros, os aviões e, a cada ano, está mais fácil se locomover para distâncias ainda maiores, em menos tempo.

O futuro promete muitas novidades. Na verdade, muitas delas já fazem parte do nosso dia a dia ou estão cada vez mais próximas.

Inovações tecnológicas que você precisa conhecer

1 – Máquinas capazes de aprender

Machine Learning (também chamado de aprendizado de máquina, em português) deve ser uma das inovações tecnológicas que mais vão impactar nossa vida nos próximos anos.

Ela já está presente em grande parte das nossas atividades, principalmente em softwares que utilizamos para trabalhar. É só por meio deles que conseguimos ter acesso a tantas informações de forma rápida. E baseados nesses dados, podemos tomar decisões mais assertivas.

Um exemplo atual do uso de Machine Learning são os chatbots no atendimento ao cliente. Abastecido com dados, essa tecnologia é capaz de entender e responder às necessidades do consumidor de forma ágil, reduzindo o tempo de espera; o que melhora a experiência do usuário com a empresa.

Depois, quando o robô já não é mais capaz de seguir com o atendimento, ele encaminha o cliente para falar com uma pessoa. É por isso que o Machine Learning e outras inovações tecnológicas não devem ser vistas como um inimigo. Elas não vão tomar o lugar dos humanos (não para tudo, pelo menos), mas devem sim ajudar a deixar o nosso trabalho mais rápido e fácil.

2 – Drones entregadores

Drone entregando pizza

 

Os drones viraram uma febre, principalmente para uso pessoal. Em 2017, o número total de aparelhos em todo mundo chegou a cerca de 3 milhões. Agora, os drones corporativos também devem ganhar mais espaço.

O seu principal uso comercial para os próximos anos deve ser o cargo de entregadores. Já imaginou receber sua pizza dessa forma? Pois a empresa Domino’s fez um teste em 2016, na Nova Zelândia.

E, é claro, que a Amazon não ficou para trás. A empresa, sempre atenta a inovações tecnológicas, lançou o chamado Prime Air com a intenção de reduzir drasticamente o tempo de entrega utilizando drones. A intenção era que ao invés do prazo de dois dias para delivery, passasse para apenas 30 minutos.

primeira entrega de mercadorias da Amazon por meio de um drone aconteceu em 2016, na Inglaterra. O aparelho demorou cerca de 13 minutos desde o centro de distribuição até o quintal do consumidor, onde foi deixada a encomenda.

3 – Assistentes virtuais

Mais uma das inovações tecnológicas que tem como objetivo tornar a vida humana mais fácil são as assistentes virtuais. Por meio de uma tecnologia avançada, elas são capazes de entender tudo o que você fala e interagir.

Mais do que auxiliar dizendo qual a previsão do tempo, como está o trânsito, marcar reuniões ou pesquisar termos na internet, as assistentes virtuais podem, no futuro, ajudar com qualquer assunto, inclusive sua saúde.

Por exemplo, se um dia você não estiver se sentindo bem, elas serão capazes, por meio dos seus sintomas, indicar remédios e até dar conselhos. As assistentes mais famosas hoje são a Alexa, da Amazon e a Siri, da Apple.

4 – Blockchain

Teve o “boom do bitcoin” e muito se falou sobre moedas digitais. Mas, agora, parece que o blockchain é o novo queridinho da vez. Simplificando o assunto, ele é uma arquitetura de rede descentralizada que evita a duplicidade de registros.

No início, foi criado com a intenção de garantir transações confiáveis de bitcoins entre os interessados. Mas por ter diversas aplicações, muitas pessoas acreditam que essa é uma das inovações tecnológicas de grande aposta para o futuro.

Ele poderia, por exemplo, substituir os bancos; que são instituições centralizadas e, por isso, são mais suscetíveis a cibercrimes. Pela tecnologia blockchain, as operações podem ser realizadas sem intermediadores e custam menos. Já falamos aqui sobre o futuro do pagamento e o papel das criptomoedas. Se você perdeu, pode conferir aqui.

Mas essa aplicação vai além do dinheiro, podendo passar a ser usada também na saúde, educação e até para substituir os cartórios. Vamos ficar de olho.

5 – Impressão de tudo 3D

Uma das inovações tecnológicas mais interessantes e que podem realmente mudar as nossas vidas é a impressora 3D. Antigamente, esses aparelhos eram gigantes e só serviam para imprimir documentos.

Hoje, você só precisa estar conectado a um computador que tenha o software ideal e será capaz de imprimir qualquer objeto. Móveis, instrumentos musicais ou até mesmo um carro.

Parece mentira, não? Mas, a empresa americana Local Motors “imprimiu” um carro usando fibra de carbono em 2014, o processo levou 44 horas. Se estiver curioso, é só colocar o vídeo abaixo para rodar.

 

 

E se você pensa que a utilidade da impressora 3D se restringe apenas a objetos, você se enganou. Já que um dos segmentos que mais pode aproveitar essa tecnologia é a saúde.

É possível que num futuro não muito distante, transplantes de órgãos desapareçam. Pois já é possível criar próteses adaptadas para cada indivíduo e até “imprimir” órgãos para serem usados em humanos. Falamos mais sobre esse assunto no artigo do futuro da medicina.

6 – Pagamento por reconhecimento facial

O reconhecimento de face tem evoluído muito. Você já reparou que ao colocar uma foto com amigos no Facebook, o sistema já reconhece a maioria deles? Não é mágica não, é um grande exemplo das inovações tecnológicas em algoritmos e inteligência artificial.

E, se esse avanço já parece sensacional, saiba que, no futuro, nosso rosto deve se tornar uma espécie de “credencial”. Ele terá funções desde servir para entrar em prédios até fazer pagamentos só pelo reconhecimento de face.

Na China, a startup Face++ tem investido pesado para tornar o reconhecimento facial cada vez mais preciso. A tecnologia que eles criaram já está disponível em diversos aplicativos, um deles é o Alipay, usado por mais de 120 milhões de pessoas no país. As pessoas podem transferir dinheiro usando apenas o reconhecimento facial, nada de digitar senhas ou tokens.

Melhorar a experiência do consumidor é outro ponto que essas inovações tecnológicas pretendem revolucionar. Além do pagamento, a ideia é que restaurantes e cafés também usem essa ideia da seguinte forma: assim que alguém entrar no estabelecimento, o funcionário receberá um alerta, podendo se aproximar e já saudar você pelo seu nome.

O reconhecimento facial tem evoluído principalmente na China, pois lá o governo tem uma postura aberta sobre privacidade e controle da população. Com isso, não há as mesmas barreiras para explorar essa ideia como nos Estados Unidos e Europa. Vale dizer que, no país, o reconhecimento facial também tem sido muito aplicado para ajudar a encontrar criminosos.

Quais dessas inovações tecnológicas que citamos é a sua preferida? Ah! Se você quer estar por dentro de como será o futuro, não deixe de participar do nosso evento Tomorrow.

sobre o autor

Descrição da imagem
Administrador Online
Usuário desde: Jul 06, 2020