Atendimento Médico (11) 4111-4068
  1. Home
  2. Estudo revela fibra que devemos comer para prevenir doenças
Descrição da imagem
Anestesiologia

Estudo revela fibra que devemos comer para prevenir doenças

Nutriente ajuda na boa saúde do intestino, que é considerado o segundo cérebro do corpo humano

Grãos, farelos e farinhas integrais são alimentos ricos em fibras. Foto: shixugang/Pixabay

 

 

 

Dizer que o intestino é o segundo cérebro do corpo humano não é exagero, e aqui falamos principalmente do intestino delgado. Além de uma rede de neurotransmissores evoluídos que formam o sistema nervoso entérico, é lá que está mais de 90% da serotonina presente no organismo. Por influenciar muito o que ocorre dentro de nós e praticamente ter vida própria, ele precisa estar saudável, e as fibras alimentares ajudam a mantê-lo assim. Mais do que isso, o consumo regular de fibras pode prevenir doenças crônicas e metabólicas, como problemas no coração e diabete tipo 2.

 

 

 

"Além de fazer o intestino funcionar adequadamente, as fibras acabam sendo um selecionador de flora intestinal. Conforme tem alimentos diversos, também tem uma microbiota mais diversa com funções benéficas para a saúde", diz a nutricionista Marcia Daskal, fundadora da Recomendo - Assessoria em Nutrição e Qualidade de Vida.

 

A microbiota de que ela fala são as trilhões de bactérias que habitam o sistema digestivo e ajudam, por exemplo, na digestão. "Algumas fibras têm função prebiótica, ou seja, estimula a produção de substâncias para esses microrganismos", explica Maria do Carmo Friche, gastroenterologista e professora na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

 

 

 

Frutas, vegetais e verduras são alimentos ricos em fibras, mas de 60% a 87% da população mundial consome menos do que é recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que seriam 400 gramas ou cinco porções por dia.

 

 

Banana é uma das frutas ricas em fribras alimentares.

Banana é uma das frutas ricas em fribras alimentares. Foto: stevepb/Pixabay

 

 

No Brasil, embora 78% das pessoas afirmem consumir fibras no dia a dia, apenas 37% costumam ingeri-las mais de uma vez ao dia. Os dados são da pesquisa O Consumo de Fibras no Brasil, encomendada pela FiberNorm®, da farmacêutica Takeda, e conduzida pelo Ibope Inteligência via internet com duas mil pessoas.

 

Além de consumir fibras, é importante variar nos tipos: existem as solúveis e a insolúveis. "As solúveis são fibras que absorvem água, como polpas de vegetais e frutas. Já as insolúveis exercem função mais mecânica, de estimular o movimento peristáltico do intestino", explica a nutricionista, que cita cereais e folhas.

 

Mas, enquanto a OMS recomenda 20 gramas de fibras por dia para as mulheres e 25 gramas para os homens, o brasileiro ingere apenas 12 gramas, em média. E segundo a pesquisa do Ibope, 67% dos entrevistados consomem feijão, grão-de-bico e lentilha pelo menos uma vez ao dia. Ou seja, a maior parte das fibras ingeridas vem de produtos únicos, não variados.

 

 

Pães e biscoitos integrais são fontes de fibras.

Pães e biscoitos integrais são fontes de fibras. Foto: NjoyHarmony/Pixabay

 

Consumo de fibras previne doenças crônicas

 

Um estudo publicado em janeiro na revista The Lancet observou que o consumo de 25 a 29 gramas ou mais de fibras por dia reduziu de 15% a 30% a mortalidade por todas as causas e por doenças cardiovasculares. Alimentos ricos em fibras também diminuíram a incidência de doenças coronárias, derrame, diabete tipo 2 e em 16% a 24% a ocorrência de câncer colorretal.

 

Nas análises de estudos e triagens clínicas conduzidas por cerca de 40 anos, os autores do estudo incluíram apenas pessoas saudáveis, por isso os resultados não podem ser aplicados a quem já tem alguma doença crônica.

 

Maria do Carmo afirma que essas funções das fibras ainda estão sendo estudadas e não se pode fazer uma associação direta. "O estudo abre horizontes, mas hoje a gente fala que, indiretamente, com certeza ajuda fornecendo alimentação saudável para o intestino", diz a especialista. O estudo indicou ainda que o consumo de fibras estava associado a baixos índices de colesterol e peso.

Alimentos ricos em fibras

 

A nutricionista Marcia afirma que, para atingir o ideal de 25 gramas de fibras por dia, é necessário comer, pelo menos, uma fonte do nutriente em cada refeição principal.

 

 

Pera é uma das frutas ricas em fibras alimentares; o ideal é consumi-la com casca.

Pera é uma das frutas ricas em fibras alimentares; o ideal é consumi-la com casca. Foto: pasja1000/Pixabay

 

 

Além do feijão com arroz, que é a principal fonte de fibras dos brasileiros, ela indica acrescentar verdura refogada, vegetal cozido, salada e frutas, numa média de cinco a oito deles por dia. Para quem tem restrições alimentares ou vai viajar e não sabe quais alimentos terá à disposição, ela indica o uso de suplemento de fibras.

 

Veja alguns exemplos de fontes de fibras:

 

Leguminosas: feijão, ervilha, lentilha, grão de bico, soja em grão;

 

Grãos, farelos e farinhas integrais: arroz, linhaça, aveia, cevada, milho, trigo;

 

Pães e biscoitos integrais: centeio, farinha integral, milho;

 

Cereais instantâneos e matinais;

 

Vegetais: agrião, alface, abóbora, abobrinha, aipo, aspargos, beterraba, brócolis, couve, acelga, batata-doce, rúcula, escarola, erva-doce, espinafre, repolho, salsa, cebolinha, cebola, cenoura crua, couve-flor, milho verde, nabo, pepino, pimentão, quiabo, rabanete, tomate cru, vagem;

 

Frutas: abacate, abacaxi, ameixa fresca, ameixa seca, amora, banana, caju, cereja fresca, coco fresco e/ou seco, damasco seco, figo fresco e/ou seco, goiaba, kiwi, laranja (com o bagaço), maçã com casca, manga, maracujá, mamão, melancia, melão, tangerina, morango, nectarina, pera com casca, pêssego com casca, tâmara, uva fresca e passa.

 

 

sobre o autor

Descrição da imagem
Administrador Online
Usuário desde: Jul 06, 2020